segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Novo livros

Os Nomes do Frio, Helena Filas Afonso

Helena Filas Afonso nasceu em Tete, Moçambique, em 1967. É licenciada em Direito. Vive em Oeiras. Este é o primeiro livro de contos que publica. Integrou «Filas» no seu nome de autora, por ser esse o nome por que era conhecida a sua família materna, na localidade em que vivia. Imbuídos de um permanente desassossego, os contos aqui reunidos fazem de Os Nomes do Frio uma obra tão breve e silenciosa quanto poderosa e sagaz.
Seja pela sensação de langor, estranhamento ou melancolia que a autora nos transmite, seja pelo carácter ribombante do modo como, plástica e poeticamente articula as palavras, não há como ficar indiferente ao pequeno e ordeiro caos que este livro reflecte e provoca.

«Em casa, Tibério Cisco tem uma família numerosa. Mãe, pai, quatro irmãos mais novos, avós maternos, uma tia com o marido e um filho, um tio solteiro e uma tia solteirona.
A casa é espaçosa e tem um quintal. Coube à avó na partilha dos bisavós. A casa é frente ao mar.
A casa é húmida no inverno, mas, sobretudo, é barulhenta o ano todo e às vezes os mais velhos da família zangam-se uns com ou outros, por dinheiro, por acusações de preguiça contra uns, por ninharias como não se saber de uma peça de roupa, enfim, a casa é muito participada e assaz cansativa.
Embora a casa seja grande, o dinheiro é sempre pouco.
Tibério Cisco é um rapaz novo, cara bonitinha, corpo magro, barriga lisa e feitiozinho rancoroso.
Quer ver-se livre da casa logo que possa.»

Recensões

«Da leitura destes contos, e da sua conjugação como unidade, a impressão que fica é a de um livro peculiar, repleto de estranheza e de fascínio, sucinto nas palavras, mas complexo no que elas representam. Um bom livro, pois. Um muito bom livro.»
Carla Ribeiro, blogue As Leituras do Corvo
 

PVP : 10,60 € (apenas envios para Portugal)
 

(pagamento com Paypal) 
ou
Encomendar (e-mail)

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


 Antes que chova, João Nunes

João Nunes nasceu a 29 de dezembro de 1986. Viveu em Barcelona e no Luxemburgo, mas é no coração de Lisboa, cidade que adotou como sua – e de que gosta, sobretudo pelos seus ruídos –, que reside atualmente. Tem como principais referências literárias autores como Cesariny, Herberto Helder, Ruy Belo, Mourão Ferreira, Pedro Mexia, Bukowski, Carver e Richard Brautigan. Publicou Sonhar nem Rima, em 2010. 

Odeia acordar tarde.

Antes que chova é uma pequena coletânea de poemas deste jovem e talentoso autor, cujas maturidade e sensibilidade literárias nos conduzem a uma experiência de enorme e clara força poética.




Poema V

Não lhe queiras dar um nome.
Larga esses rótulos todos.
Ela quer-te muito, e isso devia ser suficiente.
Esquece a perfeição.
Dá passos em falso. Montes deles.
Tropeça. Diz asneiras.
Mostra-lhe as feridas.
O sol nasce todos os dias.

Recensões

»É um livro breve, este Antes que Chova. Mas é também, com uma identidade bem definida e uma forma muito própria de moldar imagens e afectos num registo que facilmente fica na memória, um conjunto de surpreendente complexidade, equilibrado e completo, em cada poema e no todo. Muito bom, em suma.»
Carla Ribeiro, blogue As Leituras do Corvo


PVP : 9,54 € (apenas envios para Portugal)



(pagamento com Paypal)

ou
Encomendar (e-mail)



Sem comentários:

Enviar um comentário